Imagem capa - Saiba tudo Sobre a Trombofilia na Gestação: Um caso de amor e superação possível! por Marcela Queiroz Santos
Gestação

Saiba tudo Sobre a Trombofilia na Gestação: Um caso de amor e superação possível!

Me considero extremamente honrada em poder contar tantas histórias de amor através da imagem, guardar memórias de tantas famílias, eternizar suas lutas e conquistas.

E por falar em luta, você já ouviu falar sobre a Trombofilia?

Eu te explico: Se trata de uma condição, genética ou adquirida, que altera a coagulação sanguínea, gerando assim um maior risco de Trombose, AVC ou Embolia Pulmonar.

Eu sou Fotógrafa e também Fisioterapeuta Neurológica, já tive contato com essa condição e tratei pacientes com complicações causadas pela Trombofilia, porém, nunca meu contato tinha sido através da Maternidade.

Sim. Nós por sermos mulheres já temos mais predisposição à formação de trombos, ou seja, de coágulos que podem impedir a circulação do nosso sangue, a gestação é por si só um fator de risco para a formação desses trombos, a possibilidade de um entupimento requer atenção médica durante toda gravidez.

Foi através da minha cliente de fotografia chamada Renata, o meu contato direto com a Trombofilia na Gestação.

Ela entrou em contato comigo para fazer seu Ensaio de Gestante, conversamos bastante até que eu senti uma certa insegurança por parte dela em mostrar a barriga, foi então que ela me disse que gostaria de usar um figurino que deixasse sua princesa Lorena a mostra no barrigão, mas , que tinha muitas manchas devido a aplicação de injeções diárias, pois fazia tratamento para Trombofilia.

Eu a tranquilizei e disse que faria um tratamento de pele perfeito, que se os hematomas não faziam bem pra ela, eu sumiria com eles! Reforcei que meu intuito sempre é que a futura mamãe se olhe nas imagens e se sinta linda. E assim eu faria! 


Logo após essa conversa, eu quis entender um pouco mais sobre essa condição, o que a Trombofilia poderia causar ao bebê, no que poderia interferir durante a gestação?

O efeito clássico relatado é o Abortamento logo no primeiro semestre da gravidez, nesse período os coágulos podem prejudicar a irrigação do sangue para a placenta e até antes dela aparecer, o trombo pode se formar e até impedir a implantação do embrião no útero, além de muitos casos haver abortos de repetição, onde a mamãe não consiga levar a gravidez a diante muitas vezes sem ter a ideia do diagnóstico.

Depois disso a Trombofilia ligada a gestação, em alguns estudos, indicam que os microcoágulos poderiam ir progressivamente bloqueando o fluxo de sangue e nutrientes para o bebê, gerando então uma diminuição da velocidade de crescimento do mesmo e outras intercorrências graves, como o óbito do feto. Vale deixar claro que ainda são necessários mais estudos para deixar esses eventos mais evidentes!

Então, Mamãe, é importante saber que se você tem algum histórico familiar de Trombofilia na Gestação ou Doenças Tromboembólicas, ocorrências a partir de 3 abortos espontâneos você pode solicitar o teste feito via exame de sangue, que vai procurar mutações genéticas relacionadas a coagulação sanguínea, se detectada o tratamento será contínuo com aplicações diárias de injeções de enoxaparina, é esse o princípio ativo que vai frear a coagulação do sangue, ambas poderão ser aplicadas na barriga ou na parte interna da coxa , o médico poderá aumentar as doses em situações de maior risco para formação de trombos, como uma viagem de avião, por exemplo.

Foram as marcas das “Picadinhas do Amor”, como diz a Re, que a incomodavam, mas, a fotógrafa aqui ficou feliz em amenizar, a mamãe amou o resultado, o Ensaio foi lindo, emocionante, pude presenciar uma conexão perfeita entre o Anderson e a Renata, foram 2 perdas e anos aguardando para celebrar a chegada da Lorena, e como já disse, que honra a minha poder contar histórias de amor, de luta e conquistas como essa!




Lorena chegou linda, encantadora e saudável, também pude guardar imagens desse pequeno milagre em seus primeiros dias de vida, a Re guardou diversas seringas e usamos algumas de forma leve e delicada, durante o Ensaio de Recém-Nascido, assim pude eternizar quão intenso, inabalável e incondicional é o amor de Mãe e Pai por um filho, do quanto vale a pena lutar pra realizar o sonho da Maternidade, basta viver um dia de cada vez e acreditar! Sonhos são sempre possíveis!





Compartilhe este artigo, sempre é bom informar!